Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas

O Curso Livre de Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas visa capacitar o aluno para compreender a importância das oficinas lúdicas como recurso do trabalho psicopedagógico.

Duração1 mês (100 horas)

ModalidadeEAD

Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!

Quer saber mais? Vamos te enviar por email.

Nome
Novidades

A Unisa tem o
investimento
perfeito para você

Objetivos

  • Conhecer a proposta teórica dos grupos operativos.
  • Refletir sobre as oficinas lúdicas, a partir dos eixos afetivo e cognitivo.
  • Conhecer a proposta de trabalho em grupo, a partir da teoria do cone invertido.

Conteúdo Programático

  • A DINÂMICA DE GRUPOS E AS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
  • O trabalho com grupos na perspectiva das Oficinas Psicossocioeducativas
  • O jogo e o brincar nas Oficinas Psicopedagógicas: espaço de avaliação e intervenção
  • A arte como recurso na revelação de potencialidades e na construção da identidade: uma experiência de sensibilidade e criatividade na prática de oficina
  • As oficinas psicopedagógicas na perspectiva da Arteterapia: espaço de acolhimento do educando/educador
  • O jogo nas oficinas psicopedagógicas: relações de tempo e espaço no cotidiano escolar
  • A METODOLOGIA DAS OFICINAS CRIATIVAS NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
  • As técnicas de visualização e os contos: recursos possíveis na Etapa de Sensibilização
  • Expressão livre e elaboração da expressão: a arte como espelho
  • Transposição para a linguagem verbal: tomada de consciência do processo
  • Avaliação do processo: aprender a aprender
  • Os aspectos explícitos e implícitos nos processos de aprendizagem a partir de uma experiência expressiva
  • OS MEDIADORES ARTÍSTICOS COMO RECURSO NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
  • Os mediadores artísticos e os quatro elementos da natureza
  • Modelando, formando e transformando: o barro como mediador artístico nas intervenções psicopedagógicas
  • Os fantoches e as histórias de vida
  • Dando forma aos sentimentos
  • Dando asas à imaginação: a técnica de visualização no desenvolvimento da criatividade
  • AS NARRATIVAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO, ELABORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES
  • Os contos de fada e a construção de narrativas nos espaços psicopedagógicos
  • As fábulas, o jogo e a arte como recursos na Psicopedagogia
  • Os poemas como recurso na tomada de consciência dos processos de sensibilidade e criatividade
  • Os contos da literatura e a escuta sensível do psicopedagogo/educador
  • As narrativas como forma de ampliação do olhar sensível do psicopedagogo aos processos de aprendizagem
  • O JOGO E A ARTE: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS NOS ESPAÇOS TERAPÊUTICOS/PSICOPEDAGÓGICOS
  • Os aspectos simbólicos presentes nos jogos
  • O jogo como recurso nos espaços terapêuticos/psicopedagógicos
  • Jogo das Quatro Cores: articulação jogo e arte nos espaços psicopedagógicos
  • As oficinas de jogos como espaço de autoria de pensamento
  • O Jogo do Rabisco: desenvolvimento da flexibilidade, da resiliência e da criatividade
  • O CORPO E O DESEJO NAS QUESTÕES COM O APRENDER
  • Corpo e organismo: qual é a diferença?
  • As técnicas de visualização e as atividades expressivas
  • Sons, corpo e sentimentos
  • A contação de histórias no desenvolvimento da linguagem
  • Objetividade/subjetividade

Certificado

O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.

Inscreva-se